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Secretário defende incremento de gastos com publicidade

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Até julho de 2008, a Prefeitura de Jundiaí irá dispender R$ 2,4 milhões em divulgação de ações e campanhas. O valor aumentou em relação aos anos anteriores, o que levou ao convite dos vereadores ao secretário de Governo e Comunicação Social para falar sobre o assunto. Nesta quarta-feira, o secretário Cícero Henrique esteve na Câmara e defendeu o incremento da publicidade institucional.
Secretário defende incremento de gastos com publicidade
O secretário municipal Cícero Henrique presta esclarecimentos à Câmara

Participaram do encontro o presidente da Câmara, Luiz Fernando Machado, e os vereadores Ana Tonelli, José Antônio Kachan, Gerson Sartori, Marilena Negro, Enivaldo Ramos de Freitas, Carlos Kubitza, Antônio Carlos Pereira Neto e José Galvão Braga Campos. O convite foi feito a partir de um pedido do vereador Cláudio Miranda durante a sessão extraordinária do dia 24. Mas Miranda não participou do encontro com o secretário, realizado no Salão Nobre da Câmara a partir das 9 horas e aberto à imprensa.

reuniao_cicero1.jpgMostrando-se à vontade na presença dos vereadores e defesa da verba para sua pasta, Cícero destacou que o investimento da Administração não é em propaganda. "Quem fazia propaganda era o Médici (NR: presidente da República nos anos 70). Aqui trata-se de publicidade de interesse público e caráter social".

Como exemplos, o secretário citou as campanhas da dengue, da vacinação contra a poliomielite, da vacinação dos idosos e os esclarecimentos sobre o balcão de empreendedores e da mudança no atendimento das UBSs. "Não é publicidade para enaltecer o Governo Ary Fossen. Nem podemos fazer isso", observou. Somente na área de saúde foram 85 anúncios na mídia no último ano, informou. Mesmo assim, o número de idosos que participou da vacinação ficou abaixo da meta, o que leva a crer que o incremento em divulgação seja necessário, argumentou.

Em meio a questionamentos dos vereadores Gerson Sartori, Marilena Negro e Carlos Kubitza, o secretário também observou que o número de veículos de comunicação em Jundiaí saltou de 5 para 17 nos últimos anos. "Agora temos TV também e temos a obrigação social de divulgar em mais veículos".

reuniao_cicero2.jpgQuem vai cuidar da produção e inserções da publicidade é uma empresa contratada pela Prefeitura. O contrato é de um ano, com valor em torno de R$ 2,4 milhões. A verba total da Secretaria de Governo e Comunicação para este ano é de pouco mais de R$ 5 milhões contra R$ 3,5 milhões no ano passado.

Na conversa com os vereadores, o secretário também respondeu perguntas sobre o número de funcionários da Secretaria, que são 37 para cuidar da Assessoria de Imprensa, Serviço 156, Ouvidoria e Departamento de Eventos. Somente entre jornalistas e repórteres-fotográficos são 16. "Funcionamos como uma agência de notícias, disponibilizando diariamente de 15 a 20 matérias e fotos para a imprensa", apontou.

Houve, ainda, durante a conversa a comparação dos gastos de publicidade de Jundiaí com outros municípios, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Arujá, Osasco e São Paulo. O secretário defendeu que o gasto de Jundiaí está muito abaixo dos demais, percentualmente.

Os vereadores se mostraram satisfeitos com as explicações e o secretário destacou que não há nada a esconder, lembrando que já no segundo semestre do ano passado esteve com os vereadores dando os esclarecimentos sobre o mesmo tema.

 

 

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