Secretário presta contas e explica cálculo do IPTU
A audiência pública de prestação de contas é realizada regularmente e está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. A população pode acompanhar e fazer questionamentos.
Além do presidente Tico estavam presentes os vereadores Paulo Sérgio Martins (vice-presidente), Ana Tonelli, Marilena Negro, José Dias, Fernando Bardi, Mingo Fonte Basso, Gustavo Martinelli, Leandro Palmarini, Durval Orlato, Antônio Carlos Pereira Neto, Marcelo Gastaldo e Sílvio Ermani.
Apesar de ser uma audiência de prestação de contas, os vereadores aproveitaram para cobrar mais investimentos em determinadas áreas neste ano de 2009. Houve também questionamentos sobre o IPTU, já que há munícipes protestando quanto ao índice de reajuste.
O secretário Parimoschi explicou que no cálculo geral não houve aumento do IPTU, apenas correção com base na inflação.O que houve foi uma mudança nas alíquotas. O cálculo anterior era de 1% sobre a construção e 2% sobre o terreno. Agora é 1,5% sobre os dois juntos. Para quem tem apenas terreno, não mudou nada e continua a alíquota de 2%. No geral, isso não deveria promover mudanças significativas no valor pago.
Apenas uma pessoa da platéia se inscreveu para falar na audiência. O sindialista Douglas Yamagata reclamou que o aumento de poucos mais de 6% no IPTU iria na contramão da crise, que vem trazendo o aumento do desemprego. Mas o clima esquentou quanto o sindicalista disse que o cálculo do IPTU pode ser legal mas que há uma "ponta de imoralidade". O secretário rechaçou os argumentos e protestou contra o uso do termo. "Imoralidade é a falta de bom senso que impera neste país, de pessoas como o sr. que faz análises ao seu bel prazer e justifica aquilo que você acha que é pra agradar a platéia. Eu não estou aqui pra agradar ninguém. Imoral eu não sou e imoralidade não existe nesse processo. Respeito sua opinião mas não aceito. Eu repudio imoralidade".
A previsão de arrecadação do IPTU neste ano é de R$ 58 milhões. O orçamento municipal ultrapassa R$ 900 milhões.
>> Veja a apresentação da prestação de contas (formato do Powerpoint)
>> Página da Secretaria de Finanças, onde você encontra as prestações de contas e o Orçamento