• Mapa do Site
  • Acessibilidade
  • Contato
  • Perguntas Frequentes
  • Protocolo

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Busca Avançada…
Câmara Municipal de Jundiaí­ - SP
Navegação
  • Institucional
    • História
    • Cartilha de Integração ao Legislativo
    • Conheça a Câmara
    • Visita Virtual 360º
    • Agenda
    • Arquivo histórico
    • Localização
    • Dependências
    • Biblioteca
    • Galeria de Fotos
    • Galeria dos Presidentes
    • Glossário
    • Consulta Pública
    • Calendário Municipal de Eventos
    • Eventos
    • Selos
    • Dicionário de Libras
  • Vereadores
    • Por Ordem Alfabética
    • Por Partido
    • Faculty/Staff Directory ECMAScript program Gabinetes
    • Mesa Diretora
  • Transparência
    • Acesso à Informação
    • e-SIC - Pedido de Informação
    • LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS - LGPD
    • Transparência
  • Atividade Legislativa
    • Processo Legislativo
    • Relatório
    • Projetos
    • Pautas das Sessões
    • Requerimentos
    • Resumos das Sessões
    • Moções
    • Atas das Sessões
    • Indicações
    • Reuniões Públicas
    • Frentes Parlamentares
    • Atas das Comissões
    • Audiências Públicas
    • Comissões
    • Lei Orgânica
    • Leis e Outras Normas
    • Tribuna Livre
    • Regimento Interno
    • Plano de Governo e Programa/Plano de Metas
    • Legisla Cidadão
    • Análise de Proposições
    • Sessões Solenes de Entrega de Títulos Honoríficos
  • Legislação
    • Leis e Outras Normas
    • Lei Orgânica
    • Regimento Interno
    • Plano de Governo e Programa/Plano de Metas
  • Licitações e Contratos
    • Licitações em Andamento
    • Licitações Encerradas
    • Contratos Ativos
    • Contratos Encerrados
    • Convênios Ativos
    • Convênios Encerrados
    • Empresas Sancionadas
    • Concorrência
    • Contratos
    • Pregão
    • Tomada de Preço
    • Plano de Contratações Anual - (PCA)
  • RH
    • Diretorias
    • Brigadistas
    • Funcionários
    • Quantitativo de Pessoal
    • Terceirizados
    • Plano de Cargos
    • Estatuto
    • Concursos
    • Solicitação de CTC
  • Imprensa
    • Imprensa Oficial
    • Clipping de Notícias
    • Notícias
    • Câmara Verdade
    • TV Câmara Jundiaí
Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Sessão de posse começa às 10 horas
Info

Sessão de posse começa às 10 horas

Tweet
Compartilhar

Essas duas primeiras sessões serão presididas pelo vereador mais votado, Enivaldo Ramos de Freitas (Val, do PTB). Ele adiantou que convidará os vereadores Júlio César de Oliveira (PSDB) e José Galvão Braga Campos (PSDB) para a composição da Mesa Diretora.

Entenda a sessão de posse

O vereador mais votado assume a cadeira de presidente e convida os demais vereadores a adentrarem ao plenário. Em seguida chama seus escolhidos para ocuparem as funções de primeiro e segundo secretários. Depois é a vez das autoridades serem chamadas, assim como o prefeito eleito, o vice e as respectivas esposas.

Primeiro são empossados os vereadores. Eles devem entregar o diploma que receberam da Justiça Eleitoral, a declaração de compatibilidade e a declaração de bens para em seguida fazerem o juramento e assinarem o termo de posse. O mesmo procedimento é realizado depois com o prefeito e vice-prefeito.

O presidente então dá por instalada a 15ª Legislatura e faz o primeiro pronunciamento. Ele também pode dar a palavra ao prefeito eleito. A sessão, que tem o Hino Nacional na abertura, geralmente é encerrada com o Hino de Jundiaí.

Presidente

Encerrada a sessão de posse, há um intervalo e então uma sessão extraordinária. Nela os vereadores irão votar nos candidatos inscritos para a presidência da Câmara. É preciso obter ao menos nove votos para vencer. A votação é aberta. Cada vereador fala em quem está votando.

Depois de eleito o presidente, são eletos também o primeiro e o segundo vice-presidentes, o primeiro e segundo secretáios, mais o terceiro e o quarto secretários.

Os presidentes e integrantes das 14 comissões permanentes da Câmara poderão ser escolhidos neste dia 1º ou então em uma próxima sessão durante a semana. Geralmente a escolha ocorre através de acordo de lideranças. Somente se não houver acordo essa escolha será definida no voto em plenário.

Início
Navegação
  • Imprensa Oficial
  • Clipping de Notícias
  • Notícias
    • Sessão de posse começa às 10 horas
  • Câmara Verdade
  • TV Câmara Jundiaí
Webmail Portal do Servidor
Rua Barão de Jundiaí, 128 - Jundiaí/SP | CEP 13201-010
Tel. (11) 4523-4500

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8:00 às 18:00
Sessões Plenárias: Terça-feira às 9:00 ( Pelo Canal UHF 12.2 e redes sociais )
Desenvolvimento Openlegis
 
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ferramentas Pessoais
  • Acessar