Shopping vai construir unidade de saúde
O terreno de 1.650 metros quadrados na Rua Francisco Pereira de Castro, nº 878, é o local onde ficava o "Cadeião", que chegou a abrigar mais de 300 detentos e que foi desativada em 28 de setembro de 2010 e posteriormente demolida. A comunidade da região reivindicou, com apoio dos vereadores, uma UBS (unidade básica de saúde) no local e a proposta foi atendida pela Prefeitura. O prazo para a construção é de 180 dias.
Na justificativa do projeto, o prefeito Miguel Haddad explica que "se trata do desenvolvimento de um projeto social da empresa decorrente das obrigações que assumiu perante o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obtenção de financiamento" para a construção do Jundiaí Shopping. Isso vem ao encontro de uma tendência apoiada pelos vereadores no sentido de fazer com que os grandes empreendimentos apresentem uma contrapartida, investindo em infra-estrutura ou em áreas sociais para minimizar o impacto de sua implantação no meio urbano.
O vereador Marcelo Gastaldo lembrou que a contrapartida é imprescindível e até empreendimentos antigos finalmente estão atendendo esse quesito. Ele lembrou que outro shopping da cidade também está construindo uma ponte sobre o Rio Jundiaí para melhorar o trânsito. O vereador Fernando Bardi destacou que a contrapartida deveria ser obrigatória e ele até apresentou um projeto de lei nesse sentido.O presidente Julião observou que tem um projeto tramitando que também trata da questão, mas em relação a empreendimentos imobiliários.
O Jundiaí Shopping está sendo construído em terreno ao longo da Avenida 9 de Julho, onde ficava a fábrica da Vigorelli. De acordo com a Multiplan o empreendimento terá 193 lojas, sendo 14 âncoras e megalojas e 2.079 vagas de estacionamento. A inauguração da primeira fase para 2012 e o investimento estimado é de R$ 270,1 milhões, segundo informações do site da empresa.