Site reúne contato de produtores rurais de Jundiaí para incentivar o consumo local
Para incentivar o consumo de frutas, legumes, verduras e hortaliças produzidos pelos agricultores locais, a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou uma página em seu site com os contatos dos produtores rurais da cidade.
O Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez, explica que a agricultura é estratégica para o município, que produz para além de suas divisas e tradicionalmente abastece outras cidades do Estado de São Paulo. Mas a pandemia da COVID-19 tem afetado a distribuição e escoamento dos produtos, prejudicando o agronegócio local. “O caqui é o que está sofrendo mais. Somos produtores de médio a grande porte, e a forma de comercialização deste produto é através das centrais de abastecimento. Com a diminuição do fluxo de compradores nos Ceasas, vimos uma queda nas vendas. Estamos, inclusive, com a safra no pé”, conta. Uva, mexerica e hortaliças enfrentam a mesma situação.
Diante deste panorama, a Prefeitura, por meio da UGAAT, decidiu usar a tecnologia em favor dos produtores rurais da cidade e facilitar o contato entre o agricultor e o consumidor. “No site da Prefeitura, disponibilizamos os contatos dos produtores rurais, especificando o bairro e os produtos que estão comercializando no momento. O consumidor pode, então, contatar diretamente o produtor e combinar a forma de entrega ou retirada. A iniciativa atende tanto as indústrias, que podem contatar os produtores de maior porte para abastecer seus refeitórios, quanto os consumidores finais, que podem comprar dos pequenos produtores, próximos de sua residência”, explica Alvarez. “Além de contribuir com a economia da cidade, o consumidor tem acesso a produtos frescos, colhidos no dia. Consumir localmente também ajuda na sustentabilidade do planeta – já que esse produto não precisou se deslocar, gerando emissões de gás de carbono”.