Vereadores de Jundiaí discutem medidas para enfrentamento da pandemia
Em reunião online realizada na manhã desta terça-feira (6), os vereadores de Jundiaí discutiram propostas para lidar com a pandemia na cidade. As ideias apresentadas nas áreas da Saúde, Economia, Educação, Transporte e Assistência Social serão encaminhadas à Prefeitura para análise técnica e legal quanto à sua viabilidade de implementação.
A reunião foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Faouaz Taha, e contou com a participação dos vereadores Antônio Carlos Albino, Cícero Camargo da Silva, Daniel Lemos, Douglas Medeiros, Edicarlos Vieira, dr. Kachan Júnior, Juninho Adílson, Leandro Palmarini, Madson Henrique, Marcelo Gastaldo, Márcio Petencostes de Sousa, Paulo Sergio Martins, Quézia de Lucca, Roberto Conde Andrade e Rogério Ricardo da Silva.
A troca de ideias entre os parlamentares é fundamental, uma vez que os vereadores são os agentes públicos mais próximos da população e, por terem contato direto com as pessoas, conseguem identificar os pontos críticos de melhoria na cidade. Justamente por isso, esse diálogo semanal deve ser mantido enquanto as Sessões Ordinárias estiverem suspensas por conta da Fase Emergencial.
Economia - Uma das sugestões apresentadas na área da Economia é a realização de um estudo, pela Prefeitura, sobre a viabilidade de se flexibilizar impostos e taxas municipais para os empreendimentos e trabalhadores impactados pela pandemia. E, visando fomentar a economia da cidade, será apresentada à Prefeitura sugestão para que se disponibilize capacitações sobre marketing digital e vendas online voltadas aos micro, pequenos e médios empreendedores.
Transporte - Diversos parlamentares manifestaram preocupação quanto ao transporte coletivo, onde frequentemente não é possível manter o distanciamento recomendado entre as pessoas. Neste sentido, entre as ideias apresentadas está o diálogo com as empresas da região para que façam um escalonamento de horário de entrada e saída dos funcionários. Outra sugestão é que as próprias empresas forneçam meios de transporte aos seus funcionários, evitando assim o uso do transporte público.
Saúde - Na área da Saúde, foi bastante discutida a imunização dos idosos. Apontou-se a dificuldade de agendamento dos grupos prioritários que não se vacinaram no período destinado às suas faixas etárias, e a necessidade de se ampliar a conscientização destes grupos quanto à importância da imunização. Também levantou-se a necessidade de cobrar o início da vacinação anual contra H1N1, medida importante para conter os casos de gripe que também podem demandar leitos nos hospitais da cidade. Foi apontada a necessidade de se criar um atendimento de Saúde para os pacientes já curados da Covid-19, para tratar as sequelas físicas e psicológicas que possam ter surgido. E alguns vereadores apontaram a importância de se retomar a desinfecção dos terminais, pontos de ônibus e veículos de transporte coletivo, além do Hospital São Vicente e demais equipamentos públicos de Saúde. Outra questão discutida foi a necessidade de se aumentar a fiscalização quanto ao uso de máscaras e fortalecer as medidas para conter as aglomerações. Ainda em relação à Saúde, destacou-se a importância de se manter em dia os atendimentos dos casos não relacionados à Covid-19, como os agendamentos de exames e consultas com especialistas.
Educação - Entre os pontos abordados está a necessidade urgente de imunização dos profissionais da Educação para que possam ser retomadas as aulas presenciais. Também falou-se sobre a importância de se manter o fornecimento da alimentação aos alunos em situação de vulnerabilidade.
Assistência Social - Outra medida a ser pleiteada pelos vereadores é o não corte do fornecimento de água e energia elétrica aos usuários inadimplentes no período da pandemia.
Todas as sugestões apresentadas pelos vereadores seguem agora para análise da Prefeitura, levando em conta a viabilidade técnica e legal e o impacto de cada uma das medidas.