Vereadores fazem homenagem às mulheres
O nome de Clara Zetkin foi escolhido para lembrar a integrante do movimento operário alemão, falecida na Rússia em 1933. Foi dela a proposta da criação do Dia Internacional da Mulher, ainda em 1910, e seu nome está ligado ao surgimento do movimento de luta das mulheres.
Confira quem foram as homenageadas este ano (as fotos estão disponíveis aqui):
Ana Maria Carrara Quaggio
Nasceu em Bauru (SP). Graduada em Serviço Social, fez especialização acadêmica em trabalhos comunitários e interdisciplinariedade. Em Jundiaí, foi profissional no lar “Anália Franco” e na antiga FEBEM e o é no Poder Judiciário, especificamente no serviço social forense de adoção, a partir do qual se tornou coordenadora da ONG Grupo de Apoio à Adoção “Semente”. Recebeu a homenagem dos vereadores Marcelo Gastaldo e Valdeci Vilar Matheus (bancada do PTB).
Cleide Lima da Silva
Nasceu em Belo Horizonte (MG). Formada em técnica de enfermagem, especializou-se em geriatria. Desde 1978 vive em Jundiaí, onde é voluntária de serviços de enfermagem nas comunidades do Jardim São Camilo, do Jardim Vista Alegre e da comunidade das meias aço, onde faz coleta, distribuição e aplicação de medicamentos e acompanhamento de consultas e internações. Recebeu a homenagem do vereador Rafael Turrini Purgato (bancada do PCdoB).
Kátia Aparecida Silva
Nasceu em Jundiaí. Graduada em Matemática, concluiu pós-graduação em gestão escolar. Em Jundiaí, depois de ter sido secretária numa empresa privada, tornou-se professora na Escola Estadual “Professor Francisco Napoleão Maia”, na Vila Rami, da qual há vinte anos é a coordenadora pedagógica. Também é professora de ensino fundamental na Escola Saber. A homenagem foi entregue pelos vereadores Gustavo Martinelli, José Galvão Braga Campos e Rafael Antonucci (bancada do PSDB).
Maria Alves da Silva Sá
Nasceu em Coité do Noia (AL). Acadêmica do curso de Serviço Social, concluiu no Senac o curso de Agente de Desenvolvimento Local. liderança feminina em Vila Ana, integra a associação dos moradores do bairro, onde participa de projetos sociais, entre eles o de habitação e o de integração social através do curso de manicure. A homenagem foi entregue pelos vereadores Gerson Sartori, Marilena Negro e Paulo Malerba (bancada do PT).
Maria Aparecida Salvador Beluci
Nasceu em Sales (SP). Formada em Contabilidade, concluiu também curso de Teologia. Desde 1971 vive em Jundiaí, onde se tornou líder feminina evangélica. Em 1978 assumiu o ministério de pastora e em 2005 o de pastora titular da Igreja do Evangelho Quadrangular em Vila Ruy Barbosa, onde tem também participado de trabalhos de interesse social. Recebeu a homenagem dos vereadores Dirlei Gonçalves e Leandro Palmarini (bancada do PV).
Maria Cleia Franca Santos
Nasceu em Araçuaí (MG). Graduada em Educação Artística, fez especialização acadêmica em Artes Plásticas. Freira da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, atuou no santuário nacional, na pastoral de comunidade e se tornou coordenadora do Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante de Jundiaí. Recebeu a homenagem do vereador Márcio Petencostes de Sousa (bancada do PR).
Maria Ignez De Oliveira Lemi
Já recebeu desta Câmara Municipal a Medalha “Petronilha Antunes”. Nascida em Jundiaí, formada professora primária, exerceu por uma década o magistério na escola pública. Foi aluna de piano mas, afeiçoada ao pandeiro e a fazer versos, é aplaudida como “Inezinha do Pandeiro” em programas de rádio, bailes, bares, shows, blocos carnavalescos e casas de repouso de idosos. Recebeu a homenagem do vereador Antonio Carlos Pereira Neto (bancada do PP).
Maria Jucineide Vieira Bistaffa
Nasceu em Jundiaí. Graduada em Pedagogia, fez especialização acadêmica em Educação e está prestes a concluir pós-graduação. Na escola pública é profissional há 28 anos, 11 dos quais como diretora da Escola Estadual “Professora Deolinda Copelli de Souza Lima”, em Vila Nambi. Recebeu a homenagem dos vereadores José Adair de Sousa e Rogério Ricardo da Silva (bancada do PHS).
Milzen Jessel Lavander Giatti
Nasceu em São Paulo. Graduada em medicina, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia. Vive há 36 anos em Jundiaí, onde desde 1980 é profissional de cirurgia oncológica, ginecológica e mamária no hospital de caridade “São Vicente de Paulo”, além de atuar no Programa da Saúde da Mulher do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Recebeu a homenagem do vereador Antonio de Padua Pacheco (bancada do PSB).
Regina Celi Carneiro Mattos
Nasceu em Itajubá (MG) e graduou-se em Psicologia. Profissional da Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí (ABCJ), concentra suas ações nos projetos sociais dirigidos aos jovens de baixa renda, como tem feito no projeto sócio-educativo “Preparando o Futuro”, patrocinado por aquela instituição. Recebeu a homenagem do vereador Paulo Sergio Martins (bancada do PPS).
Sandra Regina Alves Santos
Nasceu em Atibaia (SP). A partir da experiência de vida que tem acumulado tanto na sua família de origem, de muitos irmãos, como na família que constituiu, decidiu tornar-se voluntária da Igreja Universal do Reino de Deus, instituição na qual é admirada, em Jundiaí, desde 2008, por trabalhos dirigidos à valorização da criança e da família. Recebeu a homenagem do vereador Roberto Conde Andrade (bancada do PRB).
Suely Aparecida de Oliveira Angelotti
Nasceu em Guararapes (SP). Graduada em Pedagogia, fez especialização acadêmica na formação de crianças e jovens especiais. Iniciou-se como voluntária, foi diretora técnica e é há 19 anos diretora-executiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jundiaí, além de voluntária desde 2001 do Rotary Club de Jundiaí-Oeste. Recebeu a homenagem do vereador José Carlos Ferreira Dias (bancada do PDT).